quarta-feira, 25 de maio de 2011

Procuramos independência

Declaro independência ou morte! Desde pequenininhos escutamos isso cujo autor da antológica frase foi D. Pedro I, quando, de acordo com o folclore popular, ele a gritou na hora da proclamação da independência do Brasil de Portugal, mas meu foco hoje não é a história. Todos os cadeirantes, deficientes, portadores de necessidades especiais ou aleijados (minha nomenclatura favorita haha) mais antigos sempre falam para os mais novos nessa “carreira”, “caminhada” ou “prova” que sejam o mais independente possível.
Na minha experiência em particular, sempre me questionei, pois como um deficiente dito completamente independente poderia dizer isso para mim, sendo as situações diferentes, os problemas diferentes (familiares, pessoais ou financeiros por exemplo) e o pior as lesões diferentes, pois mesmo que as lesões sejam ditas iguais nunca a serão. Dois pacientes de nível C7 tem sensibilidades diferentes, mecânica diferentes (movimentos) e vontades diferentes.
Eu parava para pensar e não via má fé nesses conselhos, e sim falta de compreensão de ambas as partes. Pois o verdadeiro significado da palavra independente nenhum Aurélio ou qualquer outro dicionário trará para nós tetras ou deficientes. O sentindo é muito mais forte e afeta a alma de cada um. A vontade de superar expectativas alheias e as próprias é maior que tudo, se deixarem faremos até o que a medicina nega, não tenham duvidas.
O uso errado desse significado é muito utilizado por novatos e veteranos. O sentido verdadeiro de independência deve ser não o de fazer tudo sozinho e sim fazer tudo que VOCÊ pode sozinho. Não utilizar do perigo, do extremo cansaço ou do orgulho para fazer algo sozinho. Muitos dos quais os outros chamam de independentes tem o senso do que fazer e do que pedir. Por que subir rampas íngremes sozinhos para cansar-se ou virar um carpado twist para trás em vez de pedir ajuda para uma pessoa na rua? Por que levar 20 minutos para guardar a cadeira no carro se um dito “normal” que você pedir guardará em 2 minutos?
Ser independente é ser inteligente e não apenas força e vontade. Por várias vezes que almoço na rua peço a garçonetes para abrir minha lata de refrigerante e cortar a carne por exemplo, eu quebrarei meu dente e comerei feito um Neandertal? Se tenho boca e inteligência vou a Roma!
Gui(C7)
“Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão”.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário