domingo, 19 de junho de 2011

Infecção Urinária

Caros amigos,
Nesta nova situação que passamos a viver após um trauma ráquio-medular, alguns problemas aparecem que são maiores do que apenas não poder andar. Um deles é a “bendita” infecção urinária. Recordo-me que em várias ocasiões me vi “prisioneiro” sem me aventurar a sair com dores abdominais, incontinências seguidas do cheirinho de peixe morto, pra não dizer das febres intermináveis. Em certo período ia ao médico, fazia os exames, começava o tratamento e antes de terminá-lo já estava novamente infectado. Duas vezes tive que ser internado devido à gravidade da situação. No auge do desespero, principalmente de minha esposa que passava maus bocados, resolvi seguir o conselho de uma colega cadeirante que cursava medicina e passei a tomar uma medicação com fins preventivos. A receita era simples: um comprimido de nitrofurantoína no café da manhã e outra após o jantar. Foi a salvação da lavoura. Passei dois anos sem nenhum problema.  Aqui vai um aparte: sempre fui contrário a automedicação e não a recomendo a ninguém. Mas para meu alívio meu médico, quando tive coragem de lhe contar, disse-me que não havia problema e que inclusive a medicação não torna a bactéria resistente. Certa feita, por insistência de minha esposa que curte medicina natural, resolvi experimentar o Óleo de Copaíba. Deixei de tomar a nitrofurantoína e com a copaíba já se vão quatro anos sem infecção, tomando diariamente uma cápsula após o café da manhã. E para minha surpresa praticamente não tive mais gripes ou resfriados. O Óleo de Copaíba é retirado da resina da árvore Copaíba (Copaifera Langsdorffii). Apesar de ser encontrada em vários lugares, seu melhor habitat é na Amazônia. Os relatos de seu uso pelos índios datam do descobrimento do Brasil. A história é que os índios viam os animais feridos se esfregando nos troncos das árvores e passaram a usar o óleo nos feridos das batalhas, já que é um potente antiinflamatório e anti-séptico. Apesar de não ter efeitos colaterais, a não ser alguns desarranjos intestinais em algumas pessoas os fito terapeutas recomendam moderação no uso. Aqui em Brasília eu compro em uma farmácia fitoterápica e o vidro com 50 cápsulas custa R$ 10,00. É um remédio de baixo custo e vale à pena testar. Se o seu caso não é grave como o meu, a dica é quando a urina turvar e der mau cheiro tomar uma cápsula após as três refeições.  Além das propriedades descritas, o óleo também é diurético. Ah, lembre-se que uma boa ingestão de água, comida balanceada e fazer o cateterismo como recomendado pelo seu médico são fundamentais para o controle das infecções urinárias.
“A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.” Confúcio
Aloisio Junior (C6/C7)

Um comentário: