quinta-feira, 14 de julho de 2011

Accessibility!

Boa noite caros amigos blog-espectadores! Como prometido agora tive tempo e consegui pensar em algo bacana para o blog, como a maioria dos bloggers são atletas da seleção brasileira de tênis de mesa, vou falar da acessibilidade dos ESTADOS UNIDOS, palco do nosso ultimo campeonato.
Muito bem meus amigos, é um seguinte, o trem chamado acessibilidade lá é nervoso e anda a 300 km/h. É incrível como em todo lugar há rampas, elevadores, banheiros adaptados e pessoas preparadas para ajudar, o bagulho é de arrepiar! Nós estivemos em MILWAUKEE, uma cidade relativamente pequena (cerca de 600 mil habitantes), e eu particularmente fiquei impressionado com todo o preparo da cidade com os deficientes, lá o negócio funciona rapaziada!
Trouxe algumas fotos para vocês terem uma noção do que estou falando. Nosso hotel ficava há uma quadra do ginásio e havia uma espécie de corredor que ligava os dois, mas era de carpete, muito ruim para tocar a cadeira, então íamos e voltávamos pela rua todo dia nesse percurso hotel-ginásio e até nossos amigos Bruno e Carlinha conseguiam tocar a cadeira tranquilamente pela rua.
Outra coisa que me chamou muito a atenção e que nunca havia visto aqui no Brasil foi as adaptações para porta! As portas de quase todos os lugares eram manuais, pros ditos normais, e para os ditos deficientes havia um botão cujo abria a porta automaticamente e até a colocação do botão foi muito bem pensada. Caso a porta abrisse para fora o botão ficava ao lado da porta, caso ela abrisse para dentro ficava do lado da outra porta para que o cadeirante ou deficiente saia da frente dela e a porta não bata em ninguém quando a mesma abra. Vocês podem dizer que parece bobo ou lógico mas eu pelo menos nunca tinha visto esse sistema de portas no Brasil! Isso pode ser ate uma saída para as empresas daqui resolverem esse problema!
Finalizando estou apaixonado por aquele lugar e deixarei uma dica para quem quiser escutar, conheça os ESTADOS UNIDOS. Se você é tetra, cadeirante, deficiente ou dito normal deve conhecer aquilo, é coisa de outro mundo e eu tenho certeza que vocês irão se apaixonar também, semana que vem falarei sobre recife, uma cidade que me surpreendeu também!
 Se vocês repararem, tudo acessível!
 Percurso hotel-ginásio!
 Todas as calçadas e ruas acessíveis, com rampas, lisas e pouquíssimos buracos.
Vamos forçar a vista e ver o botão do sistema de abertura de portas o qual eu havia falado, o botão está entre o IRAN e o BRUNO. A porta nesse caso abre pra dentro então botão fica ao lado da porta para não atingir quem quer abri-la.


"FORTES SÃO AQUELES QUE TRANSFORMAM EM LUZ O QUE É ESCURIDÃO"

GUI

Um comentário:

  1. Adorei o post Gui, estão de parabéns!!! Todos do blog!!!! Bjs Amandinha Marques

    ResponderExcluir